Monday, September 04, 2006

Júlio Verne

O leitor Ulisses Ardit questiona-me se não pensei no Júlio Verne, ao lançar, neste blog, a pergunta, quem, em 1870, sonharia com viagens espaciais?
Ocorreu-me o nome do escritor francês. Porém, o Júlio Verne era um visionário para o seu tempo, o precursor da ficção científica, por isso, achei que não deveria mencioná-lo. Deveria, ao invés, imaginar o que acudiria à mente das pessoas médias daqueles tempos. Confesso, também, que não sabia dizer, naquele momento, quando tinha sido publicado o livro do Júlio Verne que tratava do tema, Da Terra à Lua. Agora sei: 1865. Portanto, em 1870, alguém já tinha sonhado com as viagens espaciais...
O Gene Roddenberry imaginou o tal do teletransporte. Quando eu e minha irmã assistíamos Jornada nas Estrelas, ficávamos sonhando com tudo o que a série mostrava. As pessoas mais "pé-no-chão" que nos cercavam torciam seus narizes para o nosso gosto por esses filmes cheios de coisas malucas. Será que já tem alguém pesquisando essa possibilidade?
Faz anos que os andróides fazem parte dos roteiros de ficção científica. Ainda não apareceu nenhum no mercado, perfeitinho como o David de Inteligência Artificial. Espero que os andróides cheguem logo ao mercado. Ah, como gostaria de, hoje, poder encomendar o meu! Quem não gostaria de pedir o replicante de alguém? Eu pediria! Igualzinho em tudo, até no nome e no sotaque!

No comments: